Imagem de página não encontrada Imagem de página não encontrada Imagem de página não encontrada Imagem de página não encontrada Imagem de página não encontrada Imagem de página não encontrada
A Pedagogia é definida como um conjunto de princípios, técnicas, métodos e estratégias da educação e do ensino. O curso de Pedagogia da Faculdade UNIQ possibilita ao aluno o entendimento dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos pertinentes a Educação, estudando os seus ideais, processos e técnicas mais eficientes para realizá-los, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas, seguindo objetivos definidos, com alto padrão de qualidade, utilizando o que há de mais moderno na Educação. O pedagogo é o profissional graduado em pedagogia, especialista em educação, que interfere diretamente nos processos de ensino e aprendizagem na sociedade. O aluno egresso da Faculdade estará apto a lecionar na educação infantil (pré-escolar) e educação fundamental I (primeiro ao quinto ano), podendo ainda operar na área da administração escolar, como supervisor, orientador ou diretor escolar. Salientamos que segundo Libâneo e Pimenta (1999) não podemos reduzir a ação pedagógica e do profissional em pedagogia à docência, pois estaríamos produzindo um reducionismo conceitual, um estreitamento do conceito pedagógico, pois esse profissional vai além da sala de aula. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático, utilizando o que há de mais contemporâneo. O curso tem a duração de quatro anos e para sustentar a prática educativa apresenta conteúdos na área de teorias pedagógicas, psicologia (educacional e desenvolvimento infantil), sociologia (o papel da educação e da instituição escolar e a dinâmica da sociedade), metodologia do ensino de disciplinas básicas (língua portuguesa, matemática e ciências naturais), legislação educacional, práticas educacionais voltadas para portadores de necessidades especiais, entre outros.
Segundo o Ministério de Educação (MEC), o Licenciado em Pedagogia, ou Pedagogo, atua como professor da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de Serviços e de Apoio Escolar. Atua ainda como pesquisador na área educacional e gestor de processos educativos e da organização e no funcionamento de sistemas e de instituições de ensino. O mesmo pode atuar em creches e escolas; em sistemas de ensino e em projetos desenvolvidos em instituições não-escolares, como organizações não-governamentais, empresas, hospitais, movimentos sociais, associações, clubes e bibliotecas, museus, brinquedotecas; ONGs; órgãos públicos ligados à educação; treinamento e coordenação em empresas privadas e em diversas instâncias educativas da sociedade desempenhando o seu comprometimento social.