Imagem de página não encontrada Imagem de página não encontrada Imagem de página não encontrada Imagem de página não encontrada Imagem de página não encontrada Imagem de página não encontrada

Informações Sobre os Cursos
AEE – Atendimento Educacional Especializado
OBJETIVO: Capacitar profissionais para atuarem com pessoas que possuem deficiências físicas, sensoriais, intelectuais, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, para o atendimento educacional especializado em escolas comuns e centros especializados, favorecendo o desenvolvimento de habilidades que promovam as competências profissionais humanas, políticas e técnicas em uma perspectiva inclusiva.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia da Pesquisa 20h/a
02 Oficina de leitura e Escrita de textos acadêmicos 20h/a
03 AEE- Diversidade, Inclusão e Aspectos Legais 20h/a
04 Fundamentos Teóricos e Pedagógicos do AEE – Atendimento Educacional Especializado 20h/a
05 Linguagem, Surdez e Educação bilíngue 20h/a
06 Língua Brasileira de Sinais – Libras 20h/a
07 Deficiência Visual: Cegueira e Baixa Visão 20h/a
08 Braille, Soroban e Mecdaisy 20h/a
09 Surdo cegueira e Deficiências Múltiplas 20h/a
10 Deficiência Intelectual 20h/a
11 Transtornos do Espectro Autista – TEA 20h/a
12 Deficiência Física e Mobilidade Reduzida 20h/a
13 Altas Habilidades e AEE 20h/a
14 Acessibilidade e Tecnologias Assistivas 20h/a
15 Planejamento, Recursos e Atividades para o AEE 20h/a
16 Práticas Pedagógicas em AEE 20h/a
17 Metodologia da Pesquisa II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de conclusão de curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Arte e Educação
OBJETIVO: Capacitar profissionais para a compreensão dos fundamentos históricos e teóricos das artes e das culturas brasileiras. Abordar as múltiplas possibilidades das linguagens artísticas, seus meios de produção e recepção, bem como suas aplicações práticas em atividades pedagógicas.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de leitura e escrita de textos acadêmicos 20h/a
03 Técnicas e Procedimentos Artísticos 20h/a
04 História e Filosofia da Arte 20h/a
05 Arte Contemporânea: Estética e Leituras Visuais 20h/a
06 Teorias e Práticas na Educação Infantil 20h/a
07 Educação Infantil na Contemporaneidade 20h/a
08 Arte e Concepções Educacionais 20h/a
09 Estratégias de Ensino pelo Lúdico 20h/a
10 Práticas Interdisciplinares nos Anos Iniciais e o uso dos Projetos 20h/a
11 Fundamentos Estéticos da Educação 20h/a
12 Ensino e Aprendizagem de Artes: Currículo e Avaliação 20h/a
13 Expressão do Corpo e Musicalidade 20h/a
14 Leitura e Produção de Sentidos em Artes Visuais 20h/a
15 Saberes, Herança e Manifestações Culturais Brasileiras 20h/a
16 Métodos e Técnicas de Contação e Sonorização de Histórias 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão e Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Ciência da Religião
OBJETIVO: Capacitar profissionais de Educação que atuam ou que desejam atuar no campo educacional na área de Ciências da Religião, despertando o interesse e novas vocações para as atividades de pesquisa no campo do conhecimento de Ciências da Religião.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Cientifico 20h/a
02 Oficina de leitura e escrita de Textos acadêmicos 20h/a
03 Ética, Cidadania e Responsabilidade Social 20h/a
04 Religião, Ética e Política 20h/a
05 Linguagens e Símbolos Sagrados 20h/a
06 Introdução às Ciências da Religião 20h/a
07 Religião e Neurociência 20h/a
08 Religião e Literatura 20h/a
09 Religião, Arte e Patrimônio 20h/a
10 Religião e Estado Laico 20h/a
11 Religião, Mercado e Mídia 20h/a
12 Mística Comparada 20h/a
13 Pluralismo Religioso e Diálogo 20h/a
14 Trânsito Religioso Contemporâneo 20h/a
15 Religião e Relações Internacionais 20h/a
16 Religião e Educação 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Cientifico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Didática e Práticas de Ensino
OBJETIVO: Capacitar profissionais para compreender a didática em sua multidimensionalidade, desenvolvendo na práxis pedagógica seus princípios em diferentes níveis de planejamento, visando o sucesso na aprendizagem. Promover a reflexão das práticas educativas contemporâneas, de modo a consolidar as competências dos profissionais da Educação, desenvolvendo uma postura reflexiva/crítica e criativa sobre o papel do professor na educação e do processo ensino-aprendizagem.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de leitura e de Textos Acadêmicos 20h/a
03 Conceito de Didática 20h/a
04 Prática e Práxis Pedagógica 20h/a
05 Docência e Organização do Trabalho Pedagógico 20h/a
06 Filosofia da Educação 20h/a
07 Psicologia Educacional 20h/a
08 Legislação e Políticas Públicas Educacionais 20h/a
09 Educação e Direitos Humanos 20h/a
10 Educação para Diversidade 20h/a
11 Didática e Prática de Ensino na Inclusão e no Reconhecimento de Saberes 20h/a
12 Epistemologia do Ensino: Implicações para Educação Básica 20h/a
13 Desenvolvimento, Autonomia e Processos de Aprendizagem 20h/a
14 Paradigmas Educacionais e à Docência no Ensino 20h/a
15 Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino 20h/a
16 Produção e Avaliação de Materiais de Ensino 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Docência e Gestão do Ensino Superior
OBJETIVO: Qualificar profissionais para a docência e gestão no Ensino Superior, oferecendo-lhes instrumental teórico-metodológico e vivências para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas que lhes permitam atender com eficácia às necessidades contemporâneas do mercado universitário brasileiro, com especial ênfase aos aspectos humanos de liderança, comunicação e gestão educacional estratégica.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de leitura e Escrita de Textos Acadêmicos 20h/a
03 Fundamentos, Políticas e Legislação da Educação Superior 20h/a
04 Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Superior 20h/a
05 Metodologia de Pesquisa em Educação Superior 20h/a
06 Avaliação de Aprendizagem no Ensino Superior 20h/a
07 Didática do Ensino Superior 20h/a
08 Gestão de Pessoas no Ensino Superior 20h/a
09 Desenvolvimento Profissional Docente 20h/a
10 Planejamento e Estratégias de Ensino Superior 20h/a
11 Gestão de Processos Educacionais no Ensino Superior 20h/a
12 Currículo e Planejamento no Ensino Superior 20h/a
13 Gestão Financeira e de Custos no Ensino Superior 20h/a
14 Aprendizagem Discente no Ensino Superior 20h/a
15 Gestão do Marketing no Ensino Superior 20h/a
16 Planejamento e produção de material didático no Ensino Superior 20h/a
17 Práticas em Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior 20h/a
18 Seminário de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Educação Ambiental e Sustentabilidade
OBJETIVO: Capacitar profissionais com subsídios metodológicos e teóricos, incluindo aspectos históricos, econômicos, ecológicos, políticos, filosóficos, éticos, pedagógicos, culturais e psicológicos para uma compreensão integrada da questão socioambiental, possibilitando ações a partir de escolhas concretas; Estimular o trabalho coletivo com alunos, pais, professores, coordenadores, pessoal da administração, na vida social e cultural da comunidade, buscando-se incentivar a inclusão dos diferentes aspectos desta, na busca de uma vida mais saudável, ampliando o senso de pertencimento à comunidade e à participação comunitária, especialmente nas manifestações culturais.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de Leitura e Escrita de textos acadêmicos 20h/a
03 Fundamentos da Educação e Práticas Pedagógicas 20h/a
04 Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade 20h/a
05 Direito e Legislação Ambiental 20h/a
06 Tópicos Especiais em Trabalho e Educação 20h/a
07 Educação para Sustentabilidade Local 20h/a
08 Projetos, Planejamentos e Licenciamento Ambiental 20h/a
09 Tópicos de Ética 20h/a
10 Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos 20h/a
11 Fundamentos de Gestão e Planejamento Ambiental 20h/a
12 Educação para Sustentabilidade Local 20h/a
13 A Inserção Curricular da Educação Ambiental 20h/a
14 Fundamentos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade 20h/a
15 Meio Ambiente e Saúde 20h/a
16 Técnicas de Sensibilização e Mobilização 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Educação de Jovens e Adultos
OBJETIVO: Capacitar profissionais de nível superior para o desenvolvimento de habilidades e atitudes na área da Educação de Jovens e Adultos através da investigação e das possibilidades de aprendizagem, visando o bom desempenho nessa modalidade de ensino.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de leitura e Escrita de texto Acadêmicos 20h/a
03 História, Política e Legislação da EJA 20h/a
04 Introdução à Educação a Distância 20h/a
05 Material Didático Pedagógico: análise e produção para EJA 20h/a
06 Planejamento, Projeto Pedagógico-curricular, Execução e Avaliação em EJA 20h/a
07 Professor de EJA – Identidade e Formação 20h/a
08 Teorias da Aprendizagem 20h/a
09 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 20h/a
10 Legislação e Direito Educacional 20h/a
11 Dificuldades de Aprendizagem 20h/a
12 Fundamentos e Currículo da Educação de Jovens e Adultos 20h/a
13 Didática do Educador na EJA 20h/a
14 Teorias do Letramento: As Práticas Sociais de Leitura e de Escrita 20h/a
15 Material Didático Pedagógico: Análise e Produção para EJA 20h/a
16 Educação e Trabalho na Formação de Jovens e Adultos 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Educação Especial com Foco em Libras
OBJETIVO: Capacitar profissionais para p aprofundamento e atualização do conhecimento na área de LIBRAS com o objetivo de formar profissionais especialistas capazes de atuar em instituições escolares, centros especializados, noutros espaços de trabalho e nas diversas esferas sociais. Qualificando profissionais para atuarem nas instituições de ensino de forma continuada e comprometida com as diferenças sociais e culturais.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de leitura e escrita de textos acadêmicos 20h/a
03 Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 20h/a
04 Introdução a Línguas de Sinais 20h/a
05 Linguística e Libras 20h/a
06 Fonologia e Morfologia das Línguas de Sinais 20h/a
07 Deficiência Auditiva 20h/a
08 Legislação e Políticas para Pessoas com Deficiência Auditiva 20h/a
09 Aspectos históricos, político-educacionais da Educação Especial 20h/a
10 Educação Profissional e a Inserção do Portador de Necessidades Educacionais no Mercado de Trabalho 20h/a
11 Inclusão Escolar das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais 20h/a
12 Aspectos Práticos no Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais 20h/a
13 Língua Brasileira de Sinais LIBRAS 20h/a
14 Práticas Pedagógicas Inclusivas no Contexto da Classe Comum 20h/a
15
Seminários de Educação Especial (estudos de caso)
20h/a
16 Habilitação em Deficiência Auditiva e/ou Surdez 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Educação Especial e Inclusiva
OBJETIVO: Capacitar profissionais para promover uma cultura de convivência com as diferenças e as exigências legais da Educação Inclusiva. Contribuir no suporte pedagógico aos docentes em assuntos referentes à Educação Inclusiva; Aprofundando e ampliando a abordagem da inclusão, envolvendo aspectos da diversidade, tais como: necessidades educacionais especiais, educação de jovens e adultos, educação do campo, diversidade étnico-racial, gênero e diversidade.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de Leitura e Escrita de textos Acadêmicos 20h/a
03 Filosofia da Educação 20h/a
04 Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva 20h/a
05

 

Desenvolvimento Humano e Aprendizagem da Criança com Necessidades Especiais 20h/a
06 Deficiência Intelectual e Conduta 20h/a
07 Psicologia Aplicada a Educação Especial 20h/a
08 Deficiência Visual – Braile e Deficiência Auditiva – Libras 20h/a
09 Família no Processo de Inclusão 20h/a
10 Fundamentos da Neurologia e Aprendizagem 20h/a
11 Língua e Comunicação Aplicada a Educação Especial 20h/a
12 Avaliação numa Abordagem Sistemática Propiciando a Inclusão 20h/a
13 Arte e Lúdico na Educação 20h/a
14 Políticas Públicas de Inclusão 20h/a
15 Transtornos Globais do Desenvolvimento 20h/a
16 Avaliação na Educação Especial 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Educação Física Escolar
OBJETIVO: Capacitar os profissionais graduados em Educação Física a refletirem sobre a importância deste curso enquanto transformadora e promotora de saúde, esporte, lazer e atualizar os conhecimentos teóricos, destacar os campos de abordagem e as técnicas de ensino para que percebam sua importância e das disciplinas no desenvolvimento integral dos educandos.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Cientifico 20h/a
02 Oficina de leitura e escrita de textos acadêmicos 20h/a
03 Aspectos Históricos da Educação Física Escolar: Evolução e Teorias 20h/a
04 Bases Anátomo-fisiológicas da Atividade Física 20h/a
05

 

Psicomotricidade, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora 20h/a
06 Políticas Educacionais, Currículos, Prática de Ensino: Saberes e Ação Docente 20h/a
07 Educação Física Inclusiva 20h/a
08 Jogos Lúdicos e Prática Pedagógica 20h/a
09 Esportes e Prática Pedagógica 20h/a
10 Fisiologia do Exercício 20h/a
11 Fisiologia Aplicada aos Programas Personalizados em Saúde 20h/a
12 Métodos em Avaliação, Biomecânica, Prática de Avaliação, Prática de Exercícios 20h/a
13 O Professor de Educação Física e o processo de inclusão na escola 20h/a
14 Diretrizes Curriculares e Planejamento para a Educação Física Escolar 20h/a
15 Implicações na Elaboração do Programa de Atividades Motoras (natação e exercícios respiratórios) 20h/a
16 Pedagogia dos Esportes 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Educação Infantil e Ensino Fundamental
OBJETIVO: Conhecer e discutir as políticas atuais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de nove anos e capacitar os profissionais da educação para atuação especializada nas necessidades e particularidades do aprendizado de crianças nessa etapa.
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Cientifico 20 h/a
02 Oficina de Leitura e Escrita de textos acadêmicos 20 h/a
03 Aspectos da aquisição da linguagem: alfabetização e letramento 20 h/a
04 O ensino de matemática e das ciências naturais 20 h/a
05 Introdução as ciências sociais: o ensino da história e da geografia da educação 20 h/a
06 Arte e musicalização no contexto da educação infantil 20 h/a
07 O processo de aprendizagem por meio do lúdico: jogos e brincadeiras 20 h/a
08 Psicomotricidade: aspectos psicológicos e motores da educação infantil e anos iniciais 20 h/a
09 Dificuldades de aprendizagem na infância 20 h/a
10 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 20 h/a
11 Produção de trabalho científico 20 h/a
12 Gestão do conhecimento e de pessoas 20 h/a
13 Organização e Legislação do Ensino Fundamental 20 h/a
14 O Ensino de Matemática e de Ciências Naturais 20 h/a
15 Ciências Humanas e Sociais no Ensino Fundamental 20 h/a
16 Planejamento, projeto político pedagógico e organização curricular do ensino 20 h/a
17 Metodologia do Trabalho Cientifico II 20 h/a
18 Seminário do Trabalho de Conclusão de Curso 20 h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL 360 HORAS
Educação Infantil e Letramento
OBJETIVO: Capacitar os profissionais para refletir sobre os fundamentos epistemológicos que dão sustentação ao trabalho pedagógico dos professores que atuam na educação infantil, considerando o desenvolvimento profissional e humano como eixos norteadores dessa reflexão, sempre com foco na aquisição da leitura e da escrita.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Cientifico 20h/a
02 Oficina de leitura e textos acadêmicos 20h/a
03 Concepções Históricas e Filosóficas da Infância 20h/a
04 Oficina de leitura e escrita de textos acadêmicos 20h/a
05 Epistemologia da Educação Infantil e Ensino Fundamental 20h/a
06 Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Social da Criança 20h/a
07 Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem 20h/a
08 Metodologia da Pesquisa Científica 20h/a
09 Processos de Aprendizagem da Leitura e da Escrita 20h/a
10 Alfabetização e Letramento 20h/a
11 Educação Matemática e Pensamento Abstrato 20h/a
12 Linguagem Literária e Musical e Literatura Infantil 20h/a
13 O Jogo, a Brincadeira e o Brinquedo na Educação Infantil como processos de letramento 20h/a
14 Tecnologias e Mediação Pedagógica 20h/a
15 Educação Inclusiva 20h/a
16 A Formação do Educador Infantil, Competência Cientifica e Técnica para o letramento 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Ensino da Língua Inglesa
OBJETIVO: Capacitar os profissionais para atuarem no ensino de língua inglesa, desenvolvendo um trabalho com diferentes teorias, metodologias e tecnologias de ensino de língua estrangeira. Articular, de forma consistente, linguagem, sociedade e história, visando a uma compreensão mais ampla da estrutura e do funcionamento de uma língua estrangeira, e das implicações sociais e éticas de seu ensino em uma sociedade como a brasileira. Criar condições para descrição e análise dos modos de circulação da língua inglesa na escola e na sociedade brasileira. Desenvolver uma prática científica de descrição e análise de fatos linguísticos.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Cientifico 20h/a
02 Oficina de leitura e textos acadêmicos 20h/a
03 Gramática em Nível Avançado 20h/a
04 Morfossintaxe da língua inglesa 20h/a
05 Ortografia e pronúncia da língua inglesa 20h/a
06 Abordagem Comunicativa ao Ensino de Línguas 20h/a
07 Metodologia e Gestão da Sala de Aula da língua Inglesa 20h/a
08 Uso de Novas Tecnologias no Ensino da Língua Inglesa 20h/a
09 Literatura inglesa 20h/a
10 Neurociência e aprendizagem 20h/a
11 Abordagem Comunicativa ao Ensino de Línguas 20h/a
12 Língua e Cultura 20h/a
13 Habilidades Linguísticas Receptivas Compreensão Escrita e Compreensão Oral 20h/a
14 Habilidades Linguísticas Produtivas a Produção Oral e a Produção Escrita 20h/a
15 Técnicas de Correção de Erros 20h/a
16 Técnicas de Avaliação 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
OBJETIVO: Capacitar profissionais para atuar nas funções de Gestão/Diretor Escolar e Coordenação Pedagógica aptos a planejar, implementar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas, com vistas ao sucesso do processo educativo em escolas, instituições, empresas e/ou organizações.
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos 20h/a
03 Princípios e Métodos da Administração Escolar 20h/a
04 Competências Intra e Interpessoais 20h/a
05 Gestão e Organização Curricular Escolar 20h/a
06 Das Teorias e Tendências Pedagógicas à Prática Pedagógica 20h/a
07 Teorias Cognitivas da Aprendizagem 20h/a
08 Avaliação Educacional e Institucional 20h/a
09 Educação Inclusiva e Diversidade 20h/a
10 Pluralismo Cultural nos Processos Educacionais 20h/a
11 Fundamentos Políticos – Estruturais da Educação Básica 20h/a
12 Emoções: Em Busca de uma Inteligência Emocional na Escola 20h/a
13 Planejamento, Projetos e o Projeto Político Pedagógico da Escola 20h/a
14 Didática do Ensino Superior 20h/a
15 Educação à Distância – EAD 20h/a
16 Gestão de Pessoas e de Recursos Escolares 20h/a
17 Novas Tecnologias da Comunicação e Informação 20h/a
18 Seminário de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Língua Portuguesa e Literatura
OBJETIVO: Capacitar os profissionais e atualizar conhecimentos sobre: a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa; os aspectos relativos à norma culta; a prática de leitura e escrita. Estudar teorias atuais sobre linguagem, leitura, escrita, gêneros do discurso e linguagem como interação verbal. Compreender a construção das gramáticas portuguesas e o ensino de língua portuguesa em perspectivas historiográficas. Apresentar propostas de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e da literatura (em suas diferentes manifestações e relações culturais). Rever os percursos do tratamento da matéria literária e refletir sobre suas possibilidades de ensino-aprendizagem.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de leitura e escrita de textos acadêmicos 20h/a
03 Análise de Texto e de Discurso 20h/a
04 Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa 20h/a
05 Texto e Discurso: Vertentes Teórico-Metodológicas 20h/a
06 Produção Textual: Fundamentos e Ensino 20h/a
07 Morfossintaxe da Língua Portuguesa 20h/a
08 Leitura: Fundamentos e Ensino 20h/a
09 Poesia e Prosa de Ficção Brasileiras 20h/a
10 Didática do Ensino Superior 20h/a
11 Literatura Brasileira 20h/a
12 Metodologia do Trabalho Científico 20h/a
13 Oralidade e Escrita: Fundamentos e Ensino 20h/a
14 Literatura Infanto-juvenil 20h/a
15 Literatura Pós-moderna Tendências Contemporâneas 20h/a
16 Morfologia 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Literatura Infanto-Juvenil
OBJETIVO: Formar profissional, capaz de gerar metodologias criativas e lúdicas para o desenvolvimento da leitura na perspectiva do letramento e a elaboração de técnicas para a “contação” de histórias.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de leitura e Escrita de textos acadêmicos 20h/a
03 Literatura Infanto-Juvenil 20h/a
04 Teoria da Literatura – Introdução a Literatura Brasileira 20h/a
05 Educação Infantil na Contemporaneidade 20h/a
06 Historiografia da Língua Portuguesa 20h/a
07 Seminário de Gêneros Literários e Discursivos 20h/a
08 Leitura e Produção de Textos: Gêneros Textuais 20h/a
09 Literatura Comparada 20h/a
10 Leitura e Construção de Sentidos 20h/a
11 Morfossintaxe da Língua Portuguesa 20h/a
12 Literatura Portuguesa I e II 20h/a
13 Produção de Textos: Estratégias Dinamizadoras 20h/a
14 Narrativa Infanto-Juvenil Brasileira, de Lobato à Contemporaneidade 20h/a
15 Os Contos de Fadas e a Articulação de Discursos 20h/a
16 Arte e Lúdico na Educação 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Ludopedagogia e a Educação Infantil
OBJETIVO: Fornecer subsídios teóricos e práticos para aplicação da Ludopedagogia como recurso para aprendizagem, recreação e lazer no cotidiano das escolas e de outros espaços de estudo, lazer e trabalho. – Estimular a reflexão e criação de estratégias de ensino para estimular e facilitar o desenvolvimento da criança, ou seja, proporcionar um ambiente enriquecido e prazeroso tanto para professores quanto para alunos.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Cientifico 20h/a
02 Oficina de leitura e Escrita de textos acadêmicos 20h/a
03 Metodologia do ensino superior 20h/a
04 Fundamentos da ludopedagogia 20h/a
05 Contação de Histórias na educação infantil 20h/a
06 Tópicos especiais em ludoeducação 20h/a
07 Problemas de aprendizagem e fracasso escolar 20h/a
08 Teorias e práticas da educação infantil 20h/a
09 Estratégias de ensino pelo lúdico 20h/a
10 Teorias e práticas da psicomotricidade 20h/a
11 Neurociência e aprendizagem 20h/a
12 Métodos e técnicas de pesquisa 20h/a
13 Corpo, Movimento e Jogos Educativos 20h/a
14 Tendências Contemporâneas da Educação Infantil 20h/a
15 Ludoteca 20h/a
16 Psicomotricidade com Ênfase em Práticas Pedagógicas 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Metodologia do Ensino de Matemática
OBJETIVO: Desenvolver saberes e fazeres necessários à prática docente em Matemática. Compreender o pensamento matemático como decorrente da relação entre homem, sociedade, cultura e natureza. Ampliar as referências metodológicas para o ensino da Matemática. Desencadear mudanças na prática pedagógica em educação matemática, e não apenas propagar e desenvolver conhecimentos já existentes.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Cientifico 20h/a
02 Oficina de leitura e escrita de textos acadêmicos 20h/a
03 Metodologia do Ensino de Matemática 20h/a
04 Fundamentos de Astronomia 20h/a
05 Raciocínio Lógico 20h/a
06 Currículo e Interdisciplinar 20h/a
07 Práticas Pedagógicas de Matemática 20h/a
08 Estatística Aplicada 20h/a
09 Matemática nas Séries Iniciais 20h/a
10 Currículos e Programas 20h/a
11 Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 20h/a
12 Matemática Elementar 20h/a
13 Matemática: Conteúdos e Métodos 20h/a
14 Lógicas e Fundamentos da Matemática 20h/a
15 Tópicos Especiais da História da Física e da Matemática e de seu Ensino 20h/a
16
Matemática Lúdica
20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Planejamento e Avaliação Educacional
OBJETIVO: Capacitar profissionais para atuar nas funções de Gestão/Diretor Escolar e Coordenação Pedagógica aptos a planejar, implementar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas, com vistas ao sucesso do processo educativo em escolas, instituições, empresas e/ou organizações.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de leitura e Escrita de textos acadêmicos 20h/a
03 Estrutura e Organização Escolar 20h/a
04 Planejamento da Gestão Educacional 20h/a
05 Dinâmica das Relações Humanas e Liderança 20h/a
06 Direito e Legislação Educacional 20h/a
07 Políticas Educacionais 20h/a
08 Avaliação e Desempenho Institucional 20h/a
09 Projeto Político Pedagógico 20h/a
10 Novas Tecnologias na Docência e na Gestão Escolar 20h/a
11 Avaliação Escolar na Educação Básica 20h/a
12 Ética, Cidadania e Educação 20h/a
13 Coordenação Pedagógica 20h/a
14 Organização e Funcionamento de Secretaria Escolar 20h/a
15 Gestão e Qualidade na Escola 20h/a
16 Gerenciamento de Programas, Projetos e Eventos na Escola 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Psicologia Educacional
OBJETIVO: Capacitar profissionais para compreenderem e atuarem frente aos fatores psicológicos envolvidos nos processos educacionais de ensino e aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e nas relações interpessoais da comunidade escolar, objetivando o direcionamento de estratégias de prevenção, promoção e acompanhamento.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de leitura de textos acadêmicos 20h/a
03 Fundamentos Teóricos da Psicologia Aplicada à Educação 20h/a
04 Psicologia da Educação 20h/a
05 Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento 20h/a
06 O Diagnóstico – Jogos, Testes e Provas 20h/a
07 Psicologia e Fisiologia do Desenvolvimento Humano 20h/a
08 Neurociência e Aprendizagem 20h/a
09 Educação e Cultura 20h/a
10 Práticas Interdisciplinares nos Anos Iniciais e o uso dos Projetos 20h/a
11 Desenvolvimento Humano: Tópicos Avançados e Implicações Educacionais 20h/a
12 Pesquisa em Psicologia Educacional 20h/a
13 Saúde Mental e a Prática Profissional Preventiva 20h/a
14 Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar 20h/a
15 Fundamentos Teóricos da Psicologia Aplicada à Educação 20h/a
16 Temas em Psicologia Escolar: Distúrbios Específicos do Desenvolvimento 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Psicomotricidade
OBJETIVO: Capacitar profissionais na prevenção, avaliação, diagnóstico e atendimento psicomotor na Educação e na Saúde, objetiva a formação para uma intervenção global no desenvolvimento, desde a infância até a gerontologia.
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Cientifico Científico 20h/a
02 Oficina de leitura e escrita de textos acadêmicos 20h/a
03 Psicomotricidade Clínica e Relacional 20h/a
04 Tópicos Especiais em Psicomotricidade 20h/a
05 Bases Neuropsicológicas da Psicomotricidade 20h/a
06 Métodos e Técnicas de Gestão de Projetos 20h/a
07 Teorias e Práticas da Psicomotricidade 20h/a
08 Métodos e Técnicas de Trabalho com Famílias 20h/a
09 Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar 20h/a
10 Clínica Psicomotora e Formas de Avaliação 20h/a
11 Os Quadros Sindrômicos e as Alterações Neurológicas do Desenvolvimento 20h/a
12 Contribuições da Psicanálise para a Psicomotricidade 20h/a
13 Psiconeurologia Aplicada à Psicomotricidade 20h/a
14 Psicomotricidade e Aprendizagem 20h/a
15 Psicopatologia e Psicomotricidade 20h/a
16 Estagio supervisionado em Psicomotricidade 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS
Psicopedagogia Clínica e Institucional
OBJETIVO: Capacitar os profissionais para o trabalho de intervenção psicopedagógica, oferecendo-lhes conhecimento para atuarem tanto na prevenção quanto no tratamento dos problemas de aprendizagem, em uma abordagem psicopedagógica clínica, que considera o sujeito no seu meio escolar, sociocultural e familiar; possibilitar a construção de conhecimento na área da Psicopedagogia por meio da pesquisa.
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Metodologia do Trabalho Científico 20h/a
02 Oficina de leitura e Escrita de textos Acadêmicos 20h/a
03 Ética e Responsabilidade Social 20h/a
04 Fundamentos da Psicopedagogia 20h/a
05 Fundamentos Neurológicos e Biopsicopatológicos da Aprendizagem 20h/a
06 Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva 20h/a
07 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 20h/a
08 Dificuldades de Aprendizagem 20h/a
09 Diversidade e Inclusão 20h/a
10 Avaliação Psicopedagogia Institucional 20h/a
11 Construção do Conhecimento Lógico-Matemático 20h/a
12 Estrutura e Prática Pedagógica Escolar 20h/a
13 Avaliação Psicopedagogia Clínica 20h/a
14 Psicomotricidade e Aprendizagem 20h/a
15 Desenvolvimento, Cognição e Afetividade 20h/a
16 Desenvolvimento, Cognição e Afetividade 20h/a
17 Metodologia do Trabalho Científico II 20h/a
18  Seminário de trabalho de conclusão de curso 20h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA CURSO 360 HORAS