Histórico Institucional

A Faculdade de Quixeramobim – UNIQ, instituição que oferece a comunidade do Sertão Central do Ceará, oferece um ensino superior de qualidade, por meio da promoção das condições necessárias a uma Educação ampla e com responsabilidade. Tem por finalidade, preparar e formar cidadãos conscientes de seu papel perante a sociedade e oportunizando a todos os habitantes da região, formação profissional de qualidade e de fácil acesso, como principal característica da UNIQ.

A Instituição de Educação Básica e Técnico Profissional cresce no Ensino Superior tornando-se realidade para a sociedade Quixeramobinense em 13 de novembro de 2015, quando do lançamento de inauguração da nova sede concomitante a publicação de sua portaria de Credenciamento Nº 900 de 01/09/2015, do Ministério da Educação. A chegada da instituição modificou a realidade da cidade, que agora conta com a primeira Faculdade na modalidade Presencial Privada de Quixeramobim.

Reconhecidamente, a UNIQ se tornou uma das mais importantes instituições de Ensino Superior do Sertão Central do Ceará, além dos cursos Técnicos, ofertando também seis cursos de graduação: Bacharelado em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Teologia e Psicologia, além da Licenciatura em Pedagogia e aguardando Credenciamento e Autorização para a modalidade à distância para os cursos de Pedagogia e Administração EAD e dos Cursos Superiores de Tecnologia presenciais de Recursos Humanos e Estética e Cosméticos. Aliado ao Ensino Superior, tanto pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará, como pelo Ministério da Educação, situação a qual goza dos plenos direitos de acesso à educação em todo território nacional, a instituição carrega o legado como pioneira na oferta de Cursos Técnicos, tendo sido responsável pela formação de mais de 1.000 alunos e de diversos profissionais que hoje contribuem com seus saberes e competência à sociedade no campo acadêmico e profissional, ofertando cursos nas áreas de Saúde, Segurança e Educação, como: Enfermagem, Segurança do Trabalho, Radiologia e Secretariado Escolar, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC e das Especializações Técnicas. Hoje conta com 05 Unidades Remotas nos municípios de Fortaleza, Pedra Branca, Morada Nova, Mossoró e João Pessoa, e em breve contará também, com cursos e outras Unidades pela modalidade de Educação à Distância – EAD.

Hoje a UNIQ é referência no Nordeste e a cada dia amplia sus parcerias em diversos municípios, principalmente no Estado do Ceará, e nos Estados de Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, além de Minas Gerais e São Paulo, com mais de 90 cursos de Extensão e Pós-Graduação, nas mais diversas áreas do conhecimento. Tem se solidificado também na formação de PósGraduação, com cursos em diversas áreas do conhecimento com mais de 60 títulos disponíveis e cadastrados no MEC, contribuindo assim com a qualificação desta gente trabalhadora e guerreira no processo de interiorização e internacionalização da IES.

Em suma, a UNIQ atua desde a educação básica de nível fundamental e médio na modalidade presencial, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na educação profissional técnica (Técnicos) e Superior (Graduação e Pós-Graduação) e atuará também, na modalidade à distância (EAD) para todos os níveis de educação.

A atuação institucional no Nordeste e em outras regiões do Brasil se dá pela oferta em núcleos próprios descentralizados e Unidades Remotas, essencialmente em nível de Extensão e Pós-Graduação Lato Sensu. Neste ano a IES também contará com seu próprio Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ciências da Saúde e Ciências da Educação pela CAPES, e que após credenciamento e autorização pelo MEC, atuará também, plenamente na modalidade EAD.

Na área internacional da IES, ocorre pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu com a Universidad Interamericana del Assunción em convênio bilateral (Brasil/Paraguai) de estudos na modalidade presencial e do Programa de Mobilidade Acadêmica (MOU) com a University of Delaware, no Estado de Delaware no Estados Unidos.

Assim é a UNIQ! A faculdade do Coração do Ceará.