CAPAS TÉCNICOS 2

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

OBJETIVOS DO CURSO

  • Compreender as atividades de seleção da técnica a ser utilizada, a partir dos pedidos de exames e o preparo específico do paciente de acordo com o método de visualização de imagem;
  • Posicionar o paciente corretamente e submetê-lo ao exame solicitado operando com precisão o aparelho e/ou equipamento utilizados em radiodiagnóstico, seguindo protocolos pré-estabelecidos;
  • Manipular, reconstruir e processar imagens utilizando-se de metodologias digitais;
  • Compreender as atividades de processamento químico dos filmes radiográficos através de diferentes métodos.
  • Compreender os efeitos deletérios da radiação ionizante e as normas de proteção radiológica.
  • Utilizar os métodos corretos de controle e proteção radiológica para o profissional, o paciente e o ambiente.
  • Prover a formação de um profissional capacitado e que atue dentro dos preceitos éticos possibilitando assim um atendimento humanizado.

Luciana Figueiredo

Coordenadora do Curso

MATRIZ CURRICULAR

Não perca tempo! Profissionalize-se e garanta a sua vaga no mercado de trabalho.

PROFISSÃO

O técnico em radiologia está apto a realizar exames radiológicos convencionais, processar filmes radiológicos, preparar soluções químicas e organizar a sala de processamento. Auxiliar na realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia. Acompanhar a utilização de meios de contraste radiológicos observando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, sob supervisão profissional pertinente, de acordo com a legislação vigente.

MERCADO DE TRABLAHO

O mercado de trabalho é amplo no campo da saúde pública e privada. O profissional pode trabalhar em diversas áreas do radiodiagnóstico, como: Radiologia convencional e contrastada; Radiologia digital; Mamografia; Hemodinâmica; Tomografia computadorizada; Densiometria óssea; Ressonância magnética nuclear; Ultrassonografia.

O CURSO

O curso técnico em Radiologia tem duração de quatro semestres letivos (dois anos). O curso, com formação conceitual e prática, habilita os profissionais a atuarem tanto nos setores de radiodiagnóstico com perspectiva de benefício para a sociedade quanto em empresas de equipamentos.

DADOS DO CURSO
DISCIPLINAS - 22
CARGA HORÁRIA - 1720H
DURAÇÃO - 24 MESES